Este evento aconteceu na semana de 15 a 19 de agosto, 1° semana de aula neste semestre da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na Faculdade de Educação (FACED), com intuito principal de esclarecer dúvidas acerca do que é um software livre (SL) e ainda promover uma maior divulgação destes.
De uma forma simples um SL é aquele permite que qualquer pessoa faça uma cópia, use-o como quiser e distribua com ou sem modificações, sem pagar licenças por isto, diferentemente dos softwares proprietários que possuem códigos fechados.
Ocorreram várias oficinas e palestras para adquirirmos conhecimento sobre o tal assunto e sabermos como utilizar de forma pratica os softwares livres.
Dentre elas eu participei da oficina de twiki e é sobre esta que vou tratar agora.
O twiki é um tipo de pagina na internet que pode ser modificada pelos seus usuários cadastrados. “Um texto construído dentro do twiki nunca vai ser estável, estará sempre mudando”, explicou Mônica Paz uma das instrutoras da oficina. Ou seja, você pode publicar um texto e outra pessoa pode vir e modifica-lo aperfeiçoando-o, existindo ainda a possibilidade voltar a sua construção original, caso a intervenção não seja pertinente, dando também a possibilidade de saber quais pessoas modificaram a página, o dia e a hora em que foi feito. Um texto bem construído dentro do twiki é aquele que tem mais links, ou seja, o assunto não pára estático somente naquele lugar, mas dá a possibilidade de a pesquisa prosseguir.
No primeiro dia da oficina (que aconteceu nos dias 16 2 17), os participantes se cadastraram numa pagina de testes criando sua wiki word (palavras onde as iniciais são maiúsculas e sem espaço, p.ex. minha wiki word é ThalitaAraujo), dentro do sitio ou site da UFBA, chamada JAB. E a partir disso começamos a aprender os comandos necessários para criar ou modificar uma página, na verdade para operar o twiki só precisamos se um navegador de internet!! É claro que saber os comandos também é necessário, porém podemos encontrar dentro do próprio twiki uma pagina que ensina os mais variados comandos, até porque somente dois dias não seriam suficientes para usar todos os recursos disponíveis pelo twiki. Incentivo ao meu leitor a visitar a página oficial do twiki no endereço: www.twiki.org.br. Na página do Jab podemos encontrar também um manual prático que de forma simples mostra alguns comandos para se editar uma página.
Quem tiver interesse pode também visitar a página de teste a qual eu citei acima, clicando em Jab ao entrar no endereço www.twiki.ufba.br, lá vocês vão encontrar um link com o nome I Semana de Software Livre da Faced e dentro deste um link com o nome página de Thalita e vocês verão minha modesta produção nos dias da oficina!
|
This entry was posted on 1:16 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 12:38 PM , Anônimo disse...

gostei do teu blog
bj
bonilla

 
On 7:00 PM , Anônimo disse...

Pronto amiga, agora posso comentar!!! Seu blog ficou muito lindo e seu texto está ótimo!!! Vamos em fente com nosso planejamento sobre software livre e internet e educação, vai continuar ou vai desistir? Beijos, Naty!!!
ps: comenta no meu amiga!!!

 
On 5:54 PM , Bonilla disse...

Olá Thalita,
Parabéns pela síntese que fez da oficina Twiki. Socialize entre os colegas que ainda não sabem como usar o twiki, pois teu blog passa a ser a partir de agora uma referência para os iniciantes. ´
Continue incrementando teu blog com elementos como imagens, links e referências.
Um abraço
Bonilla

 
On 3:46 PM , Anônimo disse...

Amei te ver pela internet, seu blog esta lindo.

Jesus Te Ama (EU TAMBÉM)
Seu tio JÔ.