cont. Artigo: Internet e Educação
4:15 PM | Author: Thalita

RECURSOS DA INTERNET X EDUCAÇÃO
A maior parte das escolas particulares da atualidade possui acesso a internet e a disponibilizam para seus alunos. Em muitas ela é abordada (juntamente com a informática) como uma nova matéria, uma nova disciplina (obviamente não comparável com Português ou Matemática) que além de atrair os alunos, também concede um ar de modernidade a instituição. Contudo pode-se e deve-se explorar e usufruir infinitamente mais dos recursos oferecidos por este advento tecnológico, além da possibilidade de trazer seus conceitos e aplica-los na educação, como os de: hipertextualidade e de interatividade.
O
hipertexto, simplificadamente, é aquele texto que tem a propriedade de possuir links. Os quais dão ao texto uma característica de navegabilidade, isto é, ler e escrever ao mesmo tempo. Construindo e lendo o texto concomitantemente de formas diferentes a partir de cada pessoa, isso de acordo com os interesses próprios e conseqüentemente com o que mais chama atenção nas páginas navegadas, proporcionando um aprofundamento praticamente infinito do determinado assunto que está se pesquisando. O hipertexto é importante para a educação, pois possibilita o desenvolvimento da autonomia, de novos horizontes, da construção não linear e infinita do conhecimento e da descentralização do professor ou do aluno na sala de aula, já que a internet não possui um centro na verdade existem centros móveis, p.ex., no momento da aula o professor é o centro, noutro momento pode ser o aluno, em outro o computador, entre outras coisas.
Outro conceito importante é o de
interatividade que não possui o mesmo significado de interação. Interatividade vai além da interação uma vez que não delimita as ações ou quem é o emissor ou o receptor, há potencialidade para as duas funções serem exercidas de um mesmo lado, pois em ambiente digital não há caminhos lineares a serem seguidos, mas cada um forma seu campo de conhecimento de acordo com seus interesses, função essa proporcionada pelo hipertexto. Então há uma correspondência mútua, pois aquele que hoje, p.ex., aprende, amanhã ensina, ou aquele que hoje é o detentor de determinado conhecimento, amanhã é um fornecedor de conhecimento em potencial.
“Para a educação, a compreensão desse conceito é de fundamental importância, uma vez que a relação pedagógica é uma relação entre seres humanos. Logo, a todos os sujeitos da educação deve ser oferecida essa possibilidade. Com isso, transforma-se os papéis desempenhados por professores e alunos em sala de aula.”
(BONILLA, 2002)
Podemos destacar também alguns recursos que a internet proporciona à educação, entre seus infinitos usos, são eles: a pesquisa ou sites de busca, o e-mail, as listas de discursão, os chats e bate-papos e os blogs.
1.Pesquisa ou Sites de Busca
Um dos usos mais freqüentes por alunos na internet é a pesquisa. Porém, se esta não for bem orientada pode tornar-se cópia do texto pesquisado. Há diversos sites de busca (
Google, Cadê, Yahoo, etc.) que auxiliam o estudante em suas pesquisas, mas uma boa orientação é imprescindível para que em vez de adquirir conhecimento o educando não passe a ser um “ladrão” de idéias e de conceitos se apropriando deles como se fossem seus próprios.
2.E-mail e Listas de discursão
Que na verdade se chama correio eletrônico, pode ser usado na interação entre professor-aluno, ou entre aluno-aluno, e ainda entre outras instituições, contatos para aprofundamento em determinados assuntos. Sem falar nas listas de discursão que possibilitam a interação e também a discursão sobre determinado assunto escolhido na lista. É um sistema de compartilhamento de mensagens no qual é enviado um e-mail para o endereço da lista e todas as pessoas cadastradas recebem este mesmo e-mail podendo abrir discursão acerca dele ou apenas servindo como informativo para pessoas com áreas de interesse em comum.
3. Chats e Bate-Papos
Estes normalmente são discriminados por muitos colégios, os quais o consideram fúteis e/ou passa tempo. Mas se forem utilizados de forma pedagógica podem contribuir para avanços consideráveis em uma sala de aula. Por exemplo, pode-se criar uma sala de bate-papo para se discutir um assunto delimitado pelo professor, no qual a turma tem a possibilidade de expor suas idéias e construírem conhecimentos juntos e de forma interativa; onde inclusive aqueles que não têm a possibilidade ou a “coragem” de se expressarem em um ambiente não virtual, podem expressar-se livremente tirando dúvidas, socializando idéias e formando novos vínculos com a turma a qual está inserido.
4. Blogs
“Na educação, os
blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita, a interação entre os sujeitos que o compõe e o objeto de estudo. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar nosso trabalho pedagógico e envolver muito mais nossos alunos.... São ótimas estratégias para dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. ... Pode abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas.”(Wikipedia, http://encyclopedie-pt.snyke.com/articles/os_blogs_educativos.html)

PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES
Diante das mais variadas possibilidades no uso da internet relacionados à pedagogia, existe a necessidade de preparação dos professores para aproveitar, aplicar este recurso da melhor e mais abrangente forma possível, contudo uma barreira no emprego desta tecnologia é a falta de preparação dos docentes. Muitos deles não se atualizaram, e não se esforçam para isso, e outros estão em formação, porém igualmente sem preparo por determinados cursos de graduação ou normais os quais formam estes educadores. A nova “clientela” destes já “nasce sabendo” manejar os recursos informáticos e, portanto precisam de auxílio para melhor proveito desta tecnologia, então faz-se necessário, durante a formação destes profissionais, a preparação para lidar com inovações que surgem a todo instante e as que estão por vir. “Portanto, para que a Internet não vire modismo e marketing das escolas, é necessário que os professores se apropriem dessa inovação. Para tanto, é preciso conhecê-la e discutir a respeito de seu uso”.(
BONILLA, 1997) (e restringir o uso seguramente não é uma dessas alternativas).
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