cont.artigo: Internet e Educação
4:06 PM | Author: Thalita
CONCLUSÃO
Como pudemos perceber há uma ligação entre internet e educação, que, contudo pode tornar-se mais profunda a partir da plena popularização do computador, incluindo a possibilidade de uma pessoa de baixa renda ter a possibilidade de desfrutar desses recursos de forma plena, assim como as famílias com maiores condições a têm. E a preparação dos novos educadores que necessitam deste conhecimento para alcançarem um novo tipo de aluno o qual tem chegado às escolas, cada vez mais novos e mais ligados às novas tecnologias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
- BONILLA, Maria Helena. A Internet vai à escola. 1997. Disponível em:
http://www.faced.ufba.br/~bonilla/dissertacao/dissertacao.htm [capturado em 07 nov. 2005].
- BONILLA, Maria Helena S. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. 2002. Tese, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA. (p. 188-193). Disponível em:
http://www.faced.ufba.br/~bonilla/dissertacao/capitulo2.htm [capturado em 07 nov. 2005].
- BRASIL. Os blogs educativos. Disponível em:
http://encyclopedie-pt.snyke.com/articles/os_blogs_educativos.html [Capturado em: 19 nov. 2005].
- BRASIL. Proinfo. Disponível em:
http://www.proinfo.es.gov.br/fust/fust.htm [capturado em 10 out. 2005].
- BRASIL. SESC. Educação contra a exclusão digital. Para Pierre Lévy, o problema do Brasil não é a falta de computadores, mas o analfabetismo.Disponível em:
http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/pierre_levy/ [capturado em: 28 out. 2005].
- BRASIL. Terra – “Computador para todos” vai usar software Livre. Disponível em:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI678054-EI4801,00.html [capturado em: 28 set. 2005].
- Veja Como Usar o Programa de Inclusão Digital "Computador Para Todos". Projeto tem como objetivo aumentar número de brasileiros com acesso a micros e internet.
Escritório de Notícias, Brasil, 2005. Disponível em: http://br.sys-con.com/read/113311.htm [Capturado em 10 out. 2005].
- CYSNEIROS. Paulo Gileno.Programa Nacional de Informática na Educação: Novas tecnologias, Velhas Estruturas.
- LEITE, Mariana. Educação contra a exclusão digital. Disponível em:
http://www.setrem.com.br/inclusaodigital/levy.htm [Capturado em 25 nov. 2005].
- MONTEIRO, Elis. Computador para todos, apenas um catalisador. 2005, disponível em
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=129823 [Capturado em: 28 set. 2005].
- SAMPAIO, Joseilda. A internet – nova mídia na educação. Disponível em
http://sule_sp.blig.ig.com.br/ [Capturado em: 07 nov. 2005].
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5 comentários:

On 9:12 PM , Anônimo disse...

Oi Thalita, ficou muito bom seu artigo.Gostei de ver que deu uma atenção as politícas públicas, pois se faz necessária para a tão sonhada inclusão digital e social...E fico mais feliz ainda por de alguma forma ter lhe ajudado a realizar este lindo trabalho, quando leu o meu blog e utilizou da leitura do meu artigo para fazer o teu.
PARABÉNS...
BJINHOS
Sule

 
On 6:03 PM , Anônimo disse...

Oi Thalita, li o seu artigo e gostei bastante. Ele aborda muito bem as políticas públicas, a inserção de computadores em estabelecimentos de ensino e também a situação do educador diante de tal tecnologia.
A inclusão tem que partir do governo, das pessoas, de empreas, educadores, da sociedade como um todo.As pessoas têm que buscar as suas próprias inserções - e o governo tem que lhes dá meios para tal.
O educador tem uma dupla função na jornada da inclusão digital: proporcionar a sua inclusão e incluir os seus alunos.Além disso tem que fazer um uso consciente da tecnologia oferecida, fazendo com que os alunos também o façam.Produzindo assim novos saberes e uma sala de aula interativa.

 
On 10:04 PM , Anônimo disse...

Seu artigo trata bem questões como a parte do governo nesta tão sonhada inclusão, a função do professor nesta tecnologia que cada dia se torna mais necessaria. A conclusão está bem compacta, mas acho que enfocou sobre o mais importante, que é a popularização do computador ... Ótimo!!!

 
On 6:10 PM , Bonilla disse...

Olá Thalita,
teu artigo está bom, mas pelo título, fiquei querendo mais. "Internet e educação – como conviver com as inovações tecnológicas do mundo atual?" Vc traz as políticas, os conceitos, os possíveis canais a serem utilizados... mas a conclusão não amarra isso tudo. Vc mesma diz que a conclusão não tá legal. Procure trabalhar nela...
Vc tb aponta a aquisição de computador, individualmente, como a possibilidade de inclusão digital. Será que não devemos apostar em salas públicas em lugar de computadores individuais?

 
On 12:37 PM , Anônimo disse...

Parabéns Thalita,
Acho que é isso mesmo.
Precisamos nos interar mesmo sobre estes bastidores em relação às políticaas para a inclusão digital.Por que aí podemos reivindicar nossos direitos embasados mesmo.
É o caminho da democracia mesmo.APRENDO MUITO NOS BLOGS ,CADA UM ,TEM UMA COISA NOVA...
GRANDE REDE...