Hipertexto (aula 01/11/05)
2:02 PM | Author: Thalita


Na minha ultima aula da disciplina Educação das Tecnologias Contemporâneas, (motivo pelo qual eu abri este blog! Veja a primeira postagem), foi tratado um tema muito interessante que na verdade muitos dos que usam computador e internet já conhecem, mas não sabem o nome e nem do que se trata, o nome é : HIPERTEXTO. O que é um hipertexto? Parece difícil, mas eu consigo dar uma definição bem simples, hipertexto é aquele texto que tem a característica de possuir links, simplificadamente é isso! Por exemplo, este meu texto é um hipertexto, pois se você clicar em algumas dessa palavras de cor diferente, elas irão te levar para outras páginas, assim você poderá aprofundar seu conhecimento sobre esse assunto, a não ser que quem construa tais links não “bata muito bem da cabeça” e coloque links que não estão relacionados ao tema discutido pela mesma em seu texto!! Abaixo seguem algumas das minhas anotações durante a aula incluindo os seis princípios do hipertexto segundo Lévy discutidos a partir do texto de Bonilla. E também uma discursão sobre o que é um texto.

HIPERTEXTO
- Tudo que comunica é um texto, ou seja, um quadro, uma imagem, uma musica, etc. se comunica é texto.
- Característica principal do hipertexto = links;
- Um livro contém indícios de um hipertexto, como as notas de rodapé e referências;
- Qualquer elemento no texto pode servir de porta para novas páginas;
- O link não é apenas uma porta física, mas é algo que chama atenção para que se aprofunde os meus conhecimentos de acordo com meu interesse;
- No livro não há num “clik” a informação e é o digital que possibilita isso. As possibilidades do texto são limitadas;
- No livro eu leio, na internet eu navego;
Navegar é ler e escrever ao mesmo tempo, cada um constrói e lê o seu texto de formas diferentes, de acordo com seus interesses e conseqüentemente com o que mais lhe chama atenção nas paginas navegadas;
- Hipermídia= um texto que usa todas as mídias, é quando o hipertexto usa imagens, som, vídeo e demais recursos possíveis;
- Cada link possui por detrás uma nova rede;
- Mesmo que haja só imagens, se tiver links é hipertexto;
- Por que o hipertexto é importante para a educação? Autonomia, novos horizontes, a construção não linear e infinita do conhecimento;
-
Princípios: 1. Metamorfose - sempre em transformação, renovação dos conhecimentos; 2. Heterogeneidade – o hipertexto incorpora todas as mídias (imagem, vídeo, som, etc); 3. Multiplicidade e encaixe das escalas – não existe um meio e nem um fim, cada nó é uma nova rede. Onde começa não interessa, mas cada ponto, cada nó se constitui uma nova rede (Na educação há linearidade, não há a possibilidade, tradicionalmente, de “pular” assuntos); 4. Exterioridade- o crescimento da rede é de fora para dentro; 5. Topologia- as várias camadas são próximas , estão próximas umas das a outra, não fisicamente, mas em conexão de temas, assuntos; 6. Mobilidade dos centros- não há um centro, a internet não tem um centro (no passado o modelo de educação era centrada no professor, no construtivismo a criança passa a ser o centro, na verdade existem centros móveis, no momento da aula o professor é o centro, noutro momento pode ser o aluno, em outro o computador entre outras coisas. Portanto na verdade temos centros moveis e não um só centro.


Obs: só pra lembrar, o texto melhor construído no twiki (uma das postagens abaixo tratam desse assunto) é aquele que mais possui links.
|
This entry was posted on 2:02 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 10:44 PM , Anônimo disse...

Olá Thalit, estou cada vez mais apaixonada pelo seu blog, está muito fofo! Você está de parabéns, pois está se debruçando sobre os conteúdos da disciplina. Seu texto sobre hipertexto ficou ótimo. Beijão. Lane.

 
On 12:23 AM , Anônimo disse...

Veja só.. todos já usavam o hipertexto há mais tempo, mas seus conceitos ainda não eram conhecidos por todos e mesmo sem conhecer a palavra, sabíamos como utiliza-lo... Imagine quantos outros conceitos não são conhecidos, mas diariamente temos contato, sem saber exato do que se trata? Meio estranho, não?